Modificação dos dados na instalação do programa

Escrito em 23/02/2017, por Engº André Kirsten Categoria: Ajustes no programa Tags: ,

A partir da atualização 2017-03 o Eberick poderá ser executado sem a necessidade de uma conta do Windows com permissão de administrador.

Essa modificação traz alguns impactos mais diretos na utilização do programa como, por exemplo, os arquivos da pasta de instalação passarão a ficar localizados em outras pastas.

Na pasta “Documentos – Eberick – Tutorial” passarão a ficar localizados todos os tutoriais do programa Eberick, conforme a imagem abaixo:

Figura 1 – Pasta “Documentos – Eberick – Tutorial”

Figura 1 – Pasta “Documentos – Eberick – Tutorial”

Os arquivos .cfg, a pasta “Modelos” e os arquivos .SMB (arquivos com os detalhes típicos do programa) passarão a ficar localizados na pasta “C – Program Data – AltoQi – Eberick”, sub-pasta correspondente à atualização:

Figura 2 – Pasta “C - Program Data – AltoQi – Eberick”

Figura 2 – Pasta “C – Program Data – AltoQi – Eberick”

Devido às atualizações mais recentes do Windows, não era possível salvar arquivos de projetos diretamente em rede.

Com essa modificação torna-se possível salvar os arquivos do programa direto em rede, permitindo que vários usuários tenham acesso ao arquivo, por exemplo.

Figura 3 – Salvamento de arquivo .prj em rede

Figura 3 – Salvamento de arquivo .prj em rede

É importante informar que caso se utilize arquivos padronizados (como arquivos .cfg por exemplo) e deseje utilizar estes padrões na atualização 2017-03 deve-se copiar os arquivos da atualização anterior para sua respectiva pasta na atualização 2017-03 ( C – Program Data – AltoQi – Eberick).

Nas atualizações posteriores à 2017-03, a instalação do programa já irá procurar arquivos de atualizações anteriores em “ C – Program Data – AltoQi – Eberick” e utilizará esses arquivos automaticamente como default.


  1. CLD disse:

    Boa tarde moderador,

    Com a nova plataforma do Eberick 2017-03, o tempo de processamento da estrutura vai reduzir?

    ?
    • Engª Karine Cunha - Dpto de Produtos AltoQi disse:

      Boa tarde CLD,
      É esperada uma melhoria na performance de várias operações no programa, mas isso pode ficar mais ou menos perceptível dependendo do tipo e porte do projeto.

      ?
  2. LUCIANO disse:

    Já está disponível esta atualização?

    ?
    • Engª Karine Cunha - Dpto de Produtos AltoQi disse:

      Boa tarde Luciano,
      A atualização deve ser disponibilizada na segunda quinzena de março.

      ?
  3. RENATO disse:

    E os arquivos de AJUDA ? Não serão copiados para o disco rígido, não ? permitindo com isso consulta off-line ?

    ?
    • Engª Karine Cunha - Dpto de Produtos AltoQi disse:

      Boa tarde renato,
      Para utilizar a ajuda off-line acesse o menu Configurações – Sistema e desabilite a opção “Utilizar a versão online da ajuda”.

      ?
  4. RENATO disse:

    Em tempo: ainda não consegui entender a lógica de se copiar arquivos de um programa específico (eberick) para pastas gerais do sistema operacional (“Documentos – Eberick – Tutorial”) Windows. Porque nÀo criar essa mesma pasta, mas DENTRO da própria pasta de instalação / trabalho do eberick ?

    ?
  5. TARCISIO disse:

    “A partir da atualização 2017-03 o Eberick poderá ser executado sem a necessidade de uma conta do Windows com permissão de administrador.” Já não era sem tempo!

    Essa solução de separar as configurações em pastas distintas dos arquivos executáveis também é bem vindo, só acho que os arquivos cfg e SMB deveriam ficar em sua respectivas pastas e não misturados na raiz da pasta.

    Alguns detalhes que ainda fique com dúvida sobre a nova versão:
    – Esta nova atualização já será 64 bits?
    – Ainda será compatível com o Windows 7?

    ?
    • Engª Karine Cunha - Dpto de Produtos AltoQi disse:

      Bom dia Tarcisio,
      A atualização 2017-03 será 32 bits. A versão 64 bits está sendo finalizada e deve ser disponibilizada junto com o lançamento da nova versão do Eberick.
      Até esta última atualização liberada era garantida a compatibilidade com o Windows 7. Em alguns testes internos ainda foi possível executar o programa em algumas versões no Windows 7, mas não será possível garantir que funcione em todos os casos (pode variar dependendo da versão do Windows 7 e também dos pacotes instalados).

      ?
  6. CLD disse:

    Conforme vocês postaram em 10/01/2017, informando:

    Iniciando 2017, gostaríamos de compartilhar uma novidade: atualizamos as ferramentas de desenvolvimento e o código do Eberick.
    Essa migração de tecnologia faz parte de um esforço contínuo da AltoQi no investimento de novas tecnologias e melhorias para os nossos produtos. Embora nem todas essas melhorias sejam visíveis para os usuários, existe um trabalho interno constante nesse sentindo, buscando sempre boas práticas de desenvolvimento.
    Neste caso, a melhoria interna do Eberick traz consigo novas oportunidades de desenvolvimento, dentre elas a criação de uma versão 64 bits (que já está em desenvolvimento) e suporte a tecnologias necessárias ao desenvolvimento dos novos módulos.
    A próxima atualização do Eberick será sobre esta nova plataforma de desenvolvimento e deverá estar disponível para download no início de março.

    agora vocês informam que versão 64 bits será lançada na nova versão do Eberick, não entendi. da pra ser mais claro.

    ?
    • Engª Karine Cunha - Dpto de Produtos AltoQi disse:

      Bom dia Cld,
      A próxima atualização do Eberick será mesmo sobre a nova plataforma de desenvolvimento e o ganho de performence informado no post também é referente a esta próxima atualização (2017-03).
      Essa migração de tecnologia também possibilitou novas oportunidades, como a versão 64 bits do Eberick que está em desenvolvimento, conforme informado no post. A previsão de conclusão da versão 64 bits é início do segundo semestre.

      ?
  7. FRANCISCO disse:

    Bom, eu testei em um projeto que eu estou trabalhando e o tempo de processamento aumentou absurdamente, de 13 para 47 minutos… espero que isto seja resolvido em uma próxima atualização.

    ?
    • Engª Karine Cunha - Dpto de Produtos AltoQi disse:

      Boa tarde Francisco,
      Foram alterados os critérios de geração das combinações de ações, o que pode estar influenciando no tempo de processamento.
      Por gentileza envie o arquivo .prj para que o suporte possa verificar a situação e repassar mais informações.

      ?
  8. Henrique Vital do Carmo Freitas disse:

    Boa Tarde
    Depois de atualizar o eberick com esse novo release, o eberick ficou muito lento, ao movimentar a tela fica travando, as vezes tenho que esperar algum tempo para destravar. Na geração do pórtico a demora está sendo muito grande também.
    Instalei a atualização tanto em meu pc de mesa quanto no notebook, e o problema está acontecendo nos dois.

    ?
    • Engª Karine Cunha - Dpto de Produtos AltoQi disse:

      Bom dia Henrique,
      Verificamos que em alguns casos o anti-virus está verificando o programa e tornando o funcionamento bastante lento durante este processo. Sugerimos que verifique se o Eberick está em algum processo do anti-virus e interrompa o processo para verificar se melhora.
      Além disso, pode ser alguma questão relacionada a placa de vídeo, já que está com desempenho ruim na geração do pórtico.
      Se desabilitar o processo do anti-virus não resolver a situação, entre em contato com o Suporte para que possamos verificar mais detalhes.

      ?
  9. JOAQUIM disse:

    Boa noite, também tive os mesmos problemas com a nova atualização problemas esse aqui acima citados, resolvi reinstalar a versão anterior, portanto fico na espera pela solução do problema para instalar a atualização 2017-04

    ?
    • Engª Karine Cunha - Dpto de Produtos AltoQi disse:

      Bom dia Henrique e Joaquim,
      Verificamos que existem alguns aplicativos de bancos atrapalhando o funcionamento de diversos programas. Inclusive existem diversas reclamações na internet relacionadas a este aplicativo (Warsaw).
      Estamos tentando contato com eles para que resolvam o problema.
      Como solução paliativa neste momento, é necessário remover o aplicativo do Warsaw, reiniciar o computador e reinstalar o Eberick 2017-03.

      ?
Os comentários estão fechados.

Dicas de acompanhamento do blog

Escrito em 19/04/2016

Para acompanhar as notícias e publicações no Blog preparamos uma série de opções de navegação no menu lateral que permitem filtrar os tópicos recentes, as publicações de cada categoria, as últimas notícias, entre outras.
Além disso, no rodapé do seu Eberick será apresentado o link de cada novo post publicado.
Você também pode receber de forma automática as novas publicações através das ferramentas de feeds do navegador de internet ou do seu e-mail.

Para receber as novidades por e-mail basta cadastrar os endereços abaixo:

×