Novo módulo Dimensionamento de alvenaria estrutural - Parte 3 – Dimensionamento dos elementos de concreto armado - AltoQi Eberick Next

Novo módulo Dimensionamento de alvenaria estrutural – Parte 3 – Dimensionamento dos elementos de concreto armado

Escrito em 30/05/2017, por Engª Micheli M. Mohr Koerich Categoria: Alvenaria estrutural Tags:

Complementando os posts anteriores sobre o novo módulo Dimensionamento de alvenaria estrutural no Eberick, foram incluídos também recursos que permitem realizar a análise, dimensionamento e detalhamento dos elementos de concreto armado em conjunto com a alvenaria. Com isso, não será mais necessário realizar cálculos manuais para a obtenção dos carregamentos atuantes nos elementos de concreto armado, sendo que esta etapa demandava muito tempo do projetista, muito mais trabalho e ainda poderia conduzir a erros de dimensionamentos, inerentes a processos manuais complexos, em que não existe uma ferramenta para controle. Com o novo módulo Dimensionamento de Alvenaria estrutural essas etapas do projeto são realizadas pelo Eberick, proporcionando maior agilidade ao projetista e qualidade ao projeto.

Tendo concluído a concepção do modelo e analisado as paredes de alvenaria, conforme post Novo Módulo Dimensionamento de alvenaria estrutural – Parte 2: Análise e dimensionamento, pode-se partir para a análise e dimensionamento das lajes, vigas, pilares e fundações de concreto armado. Com as novas ferramentas, as vigas e lajes lançadas nos pavimentos de alvenaria serão dimensionadas considerando o apoio das paredes, como pode-se visualizar no exemplo da viga abaixo:

Figura 1 – Croqui com o lançamento da viga apoiada sobre as paredes

Figura 1 – Croqui com o lançamento da viga apoiada sobre as paredes

Figura 2 – Diagramas de esforços da viga

Figura 2 – Diagramas de esforços da viga

O detalhamento das vigas já incluirá a representação das paredes, conferindo maior rapidez e qualidade na obtenção das pranchas do projeto:

Figura 3 – Detalhamento da viga

Figura 3 – Detalhamento da viga

As paredes de alvenaria também serão representadas na planta de formas do pavimento, permitindo obter automaticamente plantas completas e claras.

Figura 4 – Planta de formas com a representação das paredes

Figura 4 – Planta de formas com a representação das paredes

Por fim, em relação aos apoios das paredes estruturais no pavimento de transição (vigas, pilares e fundações), estes serão dimensionados considerando a sobrecarga dos pavimentos acima, sendo que os recursos de dimensionamento e detalhamento do Eberick continuam funcionando normalmente para os elementos de concreto armado.

Em um próximo post comentaremos sobre a finalização do projeto, que compreende a atualização do mesmo no QiAlvenaria, a partir dos ajustes e do dimensionamento realizado no Eberick, e posterior geração dos detalhamentos.


  1. BORIS disse:

    Parabéns a equipe de desenvolvimento. Implementando um recurso que será extremamente útil. Realmente a determinação manual dos esforços exigia muito tempo. Com certeza vai auxiliar muito. Espero ansioso por este recurso, há um bom tempo.

    ?
  2. RENATO disse:

    Posso lançar para efeito de análise, e consequente transmissão de esforços às paredes, uma viga de seção genérica, como cadastrada utilizando o novo recurso “viga genérica” ?

    ?
    • Engª Karine Cunha - Dpto de Produtos AltoQi disse:

      Boa tarde Renato,
      O lançamento dos elementos nos pavimentos de alvenaria serão feitos no QiAlvenaria e no Eberick será possível editar as propriedades.

      ?
  3. ROGER disse:

    Amigos, estou bastante preocupado com essa questão do programa não aceitar o lançamento de cargas de paredes sobre as lajes do pilotis. Isso é feijão com arroz para quem trabalha com alvenaria estrutural!

    ?
    • CIRILO disse:

      De fato isso é muito utilizado… se for assim, acho que teremos que lançar vigas embutidas nas lajes para simular os apoios…

      ?
  4. CIRILO disse:

    Muito bom o recurso, comercialmente quando que estará disponível, esse modulo?

    ?
    • Engª Karine Cunha - Dpto de Produtos AltoQi disse:

      Boa tarde Cirilo,
      Está disponível para experimentação e será lançado comercialmente junto com a nova versão do Eberick e do QiBuilder em setembro.

      ?
  5. DAVID SOUSA disse:

    Olá, eu acho que a legenda da Fig. 4 está com um errinho.

    Não deveria ser vigas ao invés de paredes? (“Figura 4 – Planta de formas com a representação das paredes” e “As paredes de alvenaria também serão representadas…”)

    Favor apagar esse post depois de ler.

    ?
  6. FELIPE CARBONERI disse:

    Tenho uma dúvida. Ainda não utilizo o QiAlvenaria e os respectivos módulos de cálculo da alvenaria estrutural no Eberick, portanto, ainda não conheço o uso destes recursos. Acompanho somente pelo site do Next.

    Minha dúvida é: Já é possível calcular estruturas mistas de concreto armado e alvenaria estrutural, com base neste último post?

    ?
    • Engª Karine Cunha - Dpto de Produtos AltoQi disse:

      Boa tarde Felipe,
      Sim, com o módulo Dimensionamento de alvenaria estrutural e o QiAlvenaria é possível calcular a edificação com elementos de concreto armado e alvenaria estrutural.

      ?
      • FELIPE CARBONERI disse:

        Obrigado pelo retorno Karine.
        Mais uma dúvida. Isto significa que, com o respectivo módulo de Dimensionamento de alvenaria estrutural instalado, o Eberick calcula e analisa a interação entre alvenaria estrutural e elementos em concreto, possibilitando o dimensionamento de todos os elementos da estrutura, considerando as forças atuantes com relação a resistência de cada material e todas as normas aplicáveis?

        ?
Os comentários estão fechados.

Dicas de acompanhamento do blog

Escrito em 19/04/2016

Para acompanhar as notícias e publicações no Blog preparamos uma série de opções de navegação no menu lateral que permitem filtrar os tópicos recentes, as publicações de cada categoria, as últimas notícias, entre outras.
Além disso, no rodapé do seu Eberick será apresentado o link de cada novo post publicado.
Você também pode receber de forma automática as novas publicações através das ferramentas de feeds do navegador de internet ou do seu e-mail.

Para receber as novidades por e-mail basta cadastrar os endereços abaixo:

×