Novo módulo Dimensionamento de alvenaria estrutural – Parte 4 – Atualização das paredes no QiAlvenaria

Escrito em 27/06/2017, por Engª Micheli M. Mohr Koerich 2 comentários/ Categoria: Alvenaria estrutural, Novos Módulos Tags:

Finalizando a série de posts sobre o novo módulo Dimensionamento de alvenaria estrutural no Eberick, prosseguimos com a apresentação dos recursos implementados referentes à finalização do projeto, que compreende o detalhamento das paredes e geração de pranchas finais. A premissa básica das ferramentas desenvolvidas é a de proporcionar ao usuário agilidade significativa nesse processo, através da total integração entre o QiAlvenaria e o Eberick.

Assim, tendo finalizado os ajustes do projeto no Eberick e finalizado a etapa de análise e dimensionamento, basta atualizar o mesmo no QiAlvenaria.

Figura 1 – Atualizando o projeto no QiAlvenaria

Figura 1 – Atualizando o projeto no QiAlvenaria

Com isso, o desenho das elevações das paredes serão automaticamente atualizadas conforme ajustes realizados no Eberick.

No exemplo a seguir, a parede PAR 26 foi ajustada no Eberick, com a inclusão de armaduras à esquerda da janela, uma vez que havia concentração de tensões de tração neste local.

Observe que com este ajuste e com a exportação do projeto para o QiAlvenaria, o desenho da elevação desta parede foi atualizada, já considerando a inclusão da armadura:

Figura 2 – Dimensionamento da parede no Eberick

Figura 2 – Dimensionamento da parede no Eberick

Figura 3 – Elevação da parede atualizada no QiAlvenaria

Figura 3 – Elevação da parede atualizada no QiAlvenaria

Além da atualização automática das elevações das paredes, ao atualizar o projeto de alvenaria no QiAlvenaria são disponibilizados relatórios com os resultados do dimensionamento realizado no Eberick, que exibem as peças pendentes, os problemas de dimensionamento existentes e o relatório com a verificação geral da estrutura. Além destes relatórios, é possível gerar ainda uma lista de símbolos usados no projeto e a lista de materiais, que também é atualizada conforme ajustes realizados no Eberick.

Figura 4 – Relatórios dos resultados de dimensionamentos

Figura 4 – Relatórios dos resultados de dimensionamentos

Por fim, pode-se proceder com a geração das pranchas finais, finalizando assim o projeto:

Figura 5 – Geração das pranchas finais do projeto de alvenaria estrutural

Figura 5 – Geração das pranchas finais do projeto de alvenaria estrutural

Com este post finalizamos a sequência de posts sobre o novo módulo Dimensionamento de alvenaria estrutural no Eberick, cujo principal objetivo foi apresentar as principais ferramentas que foram desenvolvidas e esclarecer de forma mais clara a filosofia de trabalho e a integração entre o QiAlvenaria e o Eberick.

Para acompanhar os posts anteriores da série, clique nos links abaixo:

 


Comentários

2 Comentários para Novo módulo Dimensionamento de alvenaria estrutural – Parte 4 – Atualização das paredes no QiAlvenaria

  1. WILLIAME disse:

    Parabéns ao desenvolvimento da Altoqi! Mais um produto que vai nos propocionar entregar os nossos cliente projetos de qualidade, além de agilizar-los.
    Esperamos testar logo.

    ?
  2. ENGEBIZ disse:

    Uma coisa que achei estranho nos testes, é que o programa não considera as armaduras das extremidades das portas e janelas no dimensionamento, quando estas estão em toda a altura da parede. Nos testes que fiz tinha que adicionar o graute com a barra no mesmo lugar que já existia uma. Seria interessante ajustar essa questão no dimensionamento.

    ?

Você deve estar autenticado para enviar um comentário.

Dicas de acompanhamento do blog

Escrito em 19/04/2016

Para acompanhar as notícias e publicações no Blog preparamos uma série de opções de navegação no menu lateral que permitem filtrar os tópicos recentes, as publicações de cada categoria, as últimas notícias, entre outras.
Além disso, no rodapé do seu Eberick será apresentado o link de cada novo post publicado.
Você também pode receber de forma automática as novas publicações através das ferramentas de feeds do navegador de internet ou do seu e-mail.

Para receber as novidades por e-mail basta cadastrar os endereços abaixo:

×