Novo módulo Dimensionamento de alvenaria estrutural – Parte 1: Lançamento

Escrito em 20/03/2017, por Engª Micheli M. Mohr Koerich 12 comentários/ Categoria: Alvenaria estrutural, Novos Módulos Tags:

Uma das primeiras necessidades do calculista ao iniciar um projeto de alvenaria estrutural é desenvolver as plantas de modulação dos blocos e realizar a compatibilização destas com a arquitetura, hidráulica e elétrica, entre outras disciplinas da construção, buscando otimizar o uso dos materiais e mão-de-obra.

Para atender a esta necessidade e evitar retrabalhos na obra, se faz necessário definir o posicionamento de todos os blocos da parede, o que gera um grande volume de trabalho quando não se dispõe de uma ferramenta adequada para a realização desta tarefa. Com este objetivo, a AltoQi desenvolveu o programa QiAlvenaria, o qual permite criar as plantas de modulação e realizar de forma automática a distribuição dos blocos nas paredes, bem como a amarração entre as paredes e o detalhamento de suas elevações.

Dando continuidade à realização do projeto de alvenaria estrutural, após o desenvolvimento do modelo geométrico é necessário realizar o dimensionamento das paredes, das lajes e de toda estrutura de apoio e fundações. Esta etapa é usualmente complexa quando realizada de forma manual devido a dificuldade de se considerar todas as cargas e obter as tensões para dimensionamento das paredes de alvenaria. Assim, com o intuito de automatizar e agilizar este processo, foi desenvolvido o módulo Dimensionamento de alvenaria estrutural no Eberick, que trabalha de maneira integrada ao QiAlvenaria.

Segue abaixo um possível fluxograma de desenvolvimento de projeto envolvendo o QiAlvenaria e o Eberick:

Figura 1 - Fluxograma da integração do QiAlvenaria com o Eberick

Figura 1 – Fluxograma da integração do QiAlvenaria com o Eberick

Conforme o fluxograma, após a criação do projeto e a definição das paredes no QiAlvenaria, o mesmo deverá ser exportado e, em seguida, associado ao Eberick.

Fig 2 - Exportando o projeto no QiAlvenaria pro Eberick

Figura 2 – Exportando o projeto no QiAlvenaria para o Eberick

Figura 3 – Importando o projeto no Eberick

Figura 3 – Importando o projeto no Eberick

Feito isso, o usuário poderá realizar os ajustes necessários no modelo, como alterar o tipo das lajes, aplicar as vinculações das vigas e as sobrecargas verticais e horizontais (vento), por exemplo.

Figura 4 - Croqui do modelo do QiAlvenaria importado no Eberick

Figura 4 – Croqui do modelo do QiAlvenaria importado no Eberick

Neste momento, vale destacar um recurso bastante interessante que foi criado com o intuito de facilitar e agilizar o lançamento, que é a opção de criar automaticamente um pavimento de transição que servirá de apoio para as paredes de alvenaria. Neste pavimento já poderão ser lançados os pilares e as vigas de apoio das paredes de forma automática, conforme os critérios adotados pelo usuário durante a criação do pavimento:

Figura 5 – Definindo o pavimento de transição

Figura 5 – Definindo o pavimento de transição

 

Figura 6 – Modelo importado do QiAlvenaria com o pavimento de transição para apoio das paredes

Figura 6 – Modelo importado do QiAlvenaria com o pavimento de transição para apoio das paredes

Com isso, poderão ser realizados os demais ajustes que forem necessários, bem como a adição de novos elementos de concreto armado neste pavimento, inserção de novos pavimentos de concreto abaixo deste e aplicação dos carregamentos verticais e horizontais neste pavimentos, para posterior análise.

Em um próximo post comentaremos com mais detalhes os procedimentos das etapas seguintes, citando-se a análise global da estrutura e o dimensionamento das paredes e elementos de concreto armado.


Comentários

12 Comentários para Novo módulo Dimensionamento de alvenaria estrutural – Parte 1: Lançamento

  1. RODRIGO disse:

    Muito bom. Esperando a liberação do recurso. Quando vai ser?

    ?
  2. IVAN ROCHA disse:

    eu verifiquei a versão atual de atualização e ainda não foi liberada a atualização e a liberação da versão teste do dimensionamento da alvenaria estrutural.
    Também aguardando!!!!

    ?
  3. IVAN disse:

    Só poderá experimentar o novo módulo do Eberick quem tiver o QiAlvenaria?

    ?
  4. CIRILO disse:

    A Hora que sair o modulo, tem como eu fazer um teste? Eu não tenho o QiAlvenaria ainda.

    ?
  5. FABIO BANDEIRA PADOVANI disse:

    Boa Noite

    Atualizei o V10 com a versão NEXT, tenho o QI Alvenaria, mas não acesso as janelas mostradas acima…preciso de mais alguma atualização ?

    ?
    • Engª Karine Cunha - Dpto de Produtos AltoQi disse:

      Bom dia Fabio,
      As janelas referentes ao novo módulo estarão disponíveis no próximo release. Para experimentar o módulo será necessário acessar o hotsite para concordar com as regras de utilização. Até a semana que vem divulgamos o endereço do hotsite.

      ?
  6. SANDRO disse:

    Não entendi muito bem… as vigas e pilares da transição deverão ter todos a mesma seção???

    ?

Você deve estar autenticado para enviar um comentário.

Dicas de acompanhamento do blog

Escrito em 19/04/2016

Para acompanhar as notícias e publicações no Blog preparamos uma série de opções de navegação no menu lateral que permitem filtrar os tópicos recentes, as publicações de cada categoria, as últimas notícias, entre outras.
Além disso, no rodapé do seu Eberick será apresentado o link de cada novo post publicado.
Você também pode receber de forma automática as novas publicações através das ferramentas de feeds do navegador de internet ou do seu e-mail.

Para receber as novidades por e-mail basta cadastrar os endereços abaixo:

×