Cadastro de cargas típicas para lajes

Escrito em 26/04/2016, por Engº Edvanio Teixeira Categoria: Novos recursos Tags: , ,

Finalizado o novo recurso que permite o cadastro de cargas típicas para lajes. Neste cadastro é possível definir a carga acidental e a espessura do revestimento de cada ambiente, sendo que o programa calcula automaticamente a carga de revestimento.

O cadastro foi montado com base na NBR 6120, definindo a carga acidental de cada ambiente. Para o revestimento, foi adotada uma espessura média usual e um peso específico correspondente para cada camada.

A partir do cadastro é possível incluir novos grupos ou editar os grupos existentes e ao modificar as propriedade do revestimento de um ambiente, por exemplo, o programa recalcula essa carga de  revestimento e atribui automaticamente nas lajes que pertencem ao grupo modificado.

Na imagem abaixo, pode-se conferir a janela de cadastro de cargas típicas das lajes. O programa divide o cadastro em quatro grupos, Lajes, Patamares, Lances de escadas e Rampas visando aplicar adequadamente o revestimento conforme o tipo de laje.

Figura 01 - Janela de cadastro das cargas típicas em lajes.

Figura 01 – Janela de cadastro de cargas típicas das lajes.

Na janela de propriedades das lajes,  foi adicionado um novo combo que permite escolher o grupo de carga, atribuindo os carregamentos conforme o ambiente escolhido. Caso selecione a opção “Nenhum”, o programa habilita a edição das cargas manualmente na janela.

Figura 02 - Atribuição do grupo de cargas típicas nas lajes.

Figura 02 – Atribuição do grupo de cargas típicas nas lajes.

No caso das rampas e lances de escadas, ao alterar propriedades geométricas como elevação ou o próprio lançamento no croqui, o programa recalcula automaticamente a carga de revestimento. No exemplo abaixo, pode-se observar que o programa recalculou automaticamente a carga do revestimento da escada ao alterar a altura do espelho de 15 cm para 19 cm.

Figura 03 - Cálculo automático do revestimento ao alterar a altura dos degraus do lance de escada.

Figura 03 – Cálculo automático do revestimento ao alterar a altura dos degraus do lance de escada.

Na janela de cadastro das cargas típicas em lances de escadas, o programa exibe o valor do revestimento como <VAR> visto que varia conforme a geometria do lance de escada.

Figura 04 - Cadastro de cargas típicas para lances de escada.

Figura 04 – Cadastro de cargas típicas para lances de escada.

Conheça os recursos que estão em desenvolvimento e outros recursos do release 1 acessando nosso índice.


  1. AGLIBERTO disse:

    Mais uma vez, meus parabéns ao pessoal da AltoQi por mais uma implementação de altíssima qualidade e importância, para melhoria dos nossos projetos, através da ferramenta Eberick.
    Com certeza poderemos projetar com mais segurança e confiabilidade, e principalmente, observando os preceitos das normas de concreto.
    Continuem sempre com este padrão técnico.

    ?
  2. BORIS disse:

    Recurso muito bem vindo. A possibilidade de inserir o peso específico e espessura de cada revestimento é importante. Esse recurso poderia ser inserido nas alvenarias, inserindo a espessura do revestimento (argamassado ou cerâmico), além da espessura da argamassa de assentamento. Pouparia a realização desse trabalho manualmente.

    ?
  3. LEANDRO disse:

    Bom dia, e pelo lançamentos vamos ter mais um next da perfumaria, temos muita mais muita coisa melhor que isso para se preocupar, ex um recurso simples que ia ajudar muito seria no detalhe de vigas, quando alterar a quantidade de aço ou quando acrescentar uma nova barra o corte da seção alterar sozinho, a quantidade e tamanho das barras.
    simples e produtivo.
    quanto a colocar carregamentos por caso na laje e tipo limpador de para-brisa automático, e legal mais você pode viver perfeitamente sem isso

    ?
  4. DIONISIO disse:

    Eu gostei!

    ?
  5. SERGIO disse:

    Concordo com o EngºLeandro. Há muitas mais melhorias que cumprem com objetivo maior do software que é agilizar os projetos. Sugiro que à exemplo doq ue já se fez, que a AltoQi divulgue o que pretende desenvolver neste Next e permita que se possa alterar e/ou substituir por outro mais interessante.

    ?
    • Engª Karine Cunha - Dpto de Produtos AltoQi disse:

      Bom dia Sergio,
      Os principais recursos deste projeto foram divulgados no post Diretrizes do Eberick e foram priorizados também com base nas sugestões repassadas ao longo dos projetos anteriores. Os demais recursos serão divulgados no decorrer do projeto.

      ?
  6. SERGIO disse:

    Gostaria ainda de acrescentar que, me parece imprudente o preciosismo proposto, visto que a obra tem vida útil com mudanças de proprietários que substituem o piso frequentemente.

    ?
    • Engª Karine Cunha - Dpto de Produtos AltoQi disse:

      Bom dia Sergio,
      O cadastro está preenchido com base na NBR6120, mas é possível editar ou criar novos grupos e colocar o valor de carga acidental que se deseja.

      ?
  7. CIRILO disse:

    Muito bom oa recusos, melhor ainda a possibilidade de poder editar o cadastro e pesonalisar para cada cliente.

    ?
  8. ROGER disse:

    Recurso mais do que esperado, mas…como assim, vão fazer esse recurso apenas para as lajes? E as cargas em alvenaria, que dão muito mais mais trabalho para especificar? É importante considerar isso com seriedade, senão o recurso fica pela metade.
    Aproveitando o ensejo, gostaria de ver a representação das cargas de lajes e paredes representada graficamente no pórtico 3D e no pórtico espacial. Isso faria muita diferença na conferência.

    ?
  9. RENATO disse:

    Estão de parabéns! Pode paracer, a princípio, um recurso bobinho mas na verdade é mais um coroamento da filosofia de trabalho do eberick de facilitar o uso do aplicativo proporcionando ao usuários uma experiencia de manuseio mais amigável e sem comparação no mercado.

    ?
  10. ENGEBIZ disse:

    Recurso interessante. Auxiliará no lançamento das cargas. Se também for aplicado para alvenarias será melhor ainda.
    Giles.

    ?
  11. GIUSEPPE disse:

    Excelente funcionalidade. Nos dá uma maior segurança em lançarmos as cargas acidentais em nossos projetos. Parabéns !!

    ?
  12. ANTONIO disse:

    MUITO BOM ESSE RECURSO …

    ?
Os comentários estão fechados.

Dicas de acompanhamento do blog

Escrito em 19/04/2016

Para acompanhar as notícias e publicações no Blog preparamos uma série de opções de navegação no menu lateral que permitem filtrar os tópicos recentes, as publicações de cada categoria, as últimas notícias, entre outras.
Além disso, no rodapé do seu Eberick será apresentado o link de cada novo post publicado.
Você também pode receber de forma automática as novas publicações através das ferramentas de feeds do navegador de internet ou do seu e-mail.

Para receber as novidades por e-mail basta cadastrar os endereços abaixo:

×