Representação do pilar genérico no pórtico 3D e forma

Escrito em 27/01/2017, por Engº André Kirsten Categoria: Novos recursos Tags: ,

Finalizada mais uma etapa no desenvolvimento do modelador de pilares genéricos, onde foi incluída a representação destes elementos no pórtico 3D e forma. Com esta implementação, além de permitir aplicar estes elementos no processo de análise da estrutura, o programa também facilita ao usuário a obtenção dos desenhos finais da estrutura.

No exemplo abaixo, pode-se conferir a exibição de alguns pilares especiais no pórtico 3D. Nesta imagem, temos a representação de pilares de madeira servindo de apoio às vigas de um pergolado.

3d

Figura 1 – Representação dos pilares genéricos no pórtico 3D

A ligação entre os elementos genéricos e elementos de concreto serão consideradas para a montagem do modelo de análise da estrutura e no próximo release será tratado o pilar metálico junto a fundação.

ligacao 2

Figura 2 – Ligação entre pilar metálico e vigas calha (Subsolo)/ vigas perfil I (Térreo)

3d 2

Figura 4 – Ligação entre pilares inclinados metálicos e vigas metálicas

Na planta de forma, o pilar genérico é representado de acordo com o tipo de seção definida para ele e um retangulo circunscrito a seção.

forma

Figura 5 – Representação de pilares genéricos na planta de forma

Além destas representações, também foi tratada a exportação dos pilares genéricos nos formatos IFC, OBJ e STL.

Obs.: A finalização do recurso modelador de pilares genéricos está prevista para o release 5.


  1. ROGER disse:

    Está ficando muito interessante, e bonito, esse recurso. DUVIDO que não estão pensando em criar um módulo de dimensionamento de perfis. Me engana que eu gosto, AltoQi. Parabéns pelos grandes recursos sendo apresentados, a expectativa é grande!

    ?
  2. BORIS disse:

    Concordo com o Roger. O Eberick dimensionando estrutura mista, alvenaria estrutural, inserção do SPT e estacas, protensão, vai ficar excelente.

    ?
  3. AGLIBERTO disse:

    Realmente o Eberick está ficando muito bom. Parabéns à toda a equipe.
    Com certeza teremos condições de apresentar nossos projetos, cada vez mais, com a qualidade de detalhes que só o Eberick nos permite e proporciona.

    ?
  4. TADEU disse:

    Concordo com os colegas. Um módulo de análise e dimensionamento de estrutura mista seria espetacular. Muito mais utilizável que o módulo de protensão.

    ?
  5. GIUSEPPE disse:

    Tenho recebido feedback de Engenheiros calculistas que utilizam outros softwares de dimensionamento. Eu posso afirmar que o Eberick tem apresentado funcionalidades mais avançadas que os seus concorrentes. Resta, entretanto, investir em estruturas protendidas. A solução com o ADAPT não avançou…

    ?
  6. DIOGO disse:

    Muito bom esse recurso, principalmente pra quem trabalha com estruturas mistas, que é o caso do meu escritório. Alguns clientes gostam de ver a estrutura em 3D e esse recurso irá agregar demais nosso trabalho.
    Realmente como disse os colegas, um módulo de estruturas mista e protendido fará o Eberick Top de linha entre os concorrentes. Parabéns a toda equipe e vamos andando!!

    ?
  7. RENALDO disse:

    Primeiramente parabéns a equipe da Altoqi! Juntamente com o modulo de dimensionamento de alvenaria estrutural são dois gdes avanços. Aproveito para perguntar a EQUIPE ALTOQI, se já estão trabalhando em um modulo de dimensionamento de estrutura mista e qual a previsão para sua conclusão?

    ?
    • Engª Karine Cunha - Dpto de Produtos AltoQi disse:

      Boa tarde Renaldo,
      Não estamos com um módulo de dimensionamento de estrutura mista em andamento e não tenho uma previsão sobre o início deste desenvolvimento.

      ?
Os comentários estão fechados.

Dicas de acompanhamento do blog

Escrito em 19/04/2016

Para acompanhar as notícias e publicações no Blog preparamos uma série de opções de navegação no menu lateral que permitem filtrar os tópicos recentes, as publicações de cada categoria, as últimas notícias, entre outras.
Além disso, no rodapé do seu Eberick será apresentado o link de cada novo post publicado.
Você também pode receber de forma automática as novas publicações através das ferramentas de feeds do navegador de internet ou do seu e-mail.

Para receber as novidades por e-mail basta cadastrar os endereços abaixo:

×