Verificação do Estado-Limite de vibrações no pavimento

Escrito em 21/09/2017, por Engª Micheli M. Mohr Koerich 7 comentários/ Categoria: Novos recursos Tags: ,

A nova versão do programa contará com o recurso para a verificação do Estado-Limite de vibrações excessivas nos pavimentos conforme recomenda o item 23.3 da NBR 6118:2014, permitindo que você realize as verificações de conforto da estrutura de forma automática, o que agregará maior valor e qualidade aos seus projetos.

Com este recurso, o programa calcula os modos de vibração e suas respectivas frequências, obtém a frequência natural da laje e a compara com os limites normativos.

Figura 1 – Verificação do Estado-Limite de vibrações no pavimento

Figura 1 – Verificação do Estado-Limite de vibrações no pavimento

O programa ainda exibe uma animação com os deslocamentos livres de cada modo, para que o usuário possa avaliar o comportamento dinâmico de forma mais visual, auxiliando na realização do projeto.

estado-limite-de-vibracoes

Destacamos que a verificação do Estado-Limite de vibrações é muito importante para as verificações de conforto da estrutura, e são mais preponderantes em estruturas com vigas de pisos pouco rígidas, lajes com vãos superiores a 5 metros, lajes finas ou que recebam carregamentos elevados, ou cuja parcela de carga variável seja relevante e que gere efeitos dinâmicos e vibrações que possam gerar desconforto ao usuário.

Obs.: Este é um recurso da plataforma Eberick 2018.


Comentários

7 Comentários para Verificação do Estado-Limite de vibrações no pavimento

  1. TARCISIO disse:

    Bastante útil e interessante este recurso, e bom que já venha implementado na versão 2018. Mantenedor, você tem alguma previsão de quando as contra-flechas lançadas na entrada gráfica terão efeito também na grelha do pavimento? Hoje elas só têm efeito no pórtico espacial, dificultando a análise das deformações das lajes.

    ?
  2. RENATO disse:

    Excelente!!. Falta agora, (1) escrever um artigo técnico explicando e exemplificando a metodolia de cáclulo, e … (2) no relatório, identificar o item da norma sendo coumprido o que facilita o compartilhamento e entendimento do mesmo

    ?
  3. BORIS disse:

    Recurso muito interessante. Concordo com o Renato, a exemplificação da metodologia de cálculo será de boa ajuda.

    ?
  4. RICARDO disse:

    Esse recurso é realmente importante. Ele nos dará uma boa noção da rigidez da estrutura. Com esse recurso poderemos avaliar o nível de desconforto humano que muitas vezes induz à sensação de que a estrutura não está segura e acarreta assim, dissabores ao projetista.

    ?
  5. ROGER disse:

    Esse recurso de animação também será disponibilizado para visualizarmos as deformações do pórtico espacial?

    ?

Você deve estar autenticado para enviar um comentário.

Dicas de acompanhamento do blog

Escrito em 19/04/2016

Para acompanhar as notícias e publicações no Blog preparamos uma série de opções de navegação no menu lateral que permitem filtrar os tópicos recentes, as publicações de cada categoria, as últimas notícias, entre outras.
Além disso, no rodapé do seu Eberick será apresentado o link de cada novo post publicado.
Você também pode receber de forma automática as novas publicações através das ferramentas de feeds do navegador de internet ou do seu e-mail.

Para receber as novidades por e-mail basta cadastrar os endereços abaixo:

×